sábado, 31 de agosto de 2013

Mudar a forma de ensinar e de aprender com tecnologias.


Transformar as aulas em pesquisa e comunicação presencial-virtual

Apresentação

"Um indivíduo consegue hoje um diploma de curso superior sem nunca ter aprendido a comunicar-se, a resolver conflitos, a saber o que fazer com a raiva e outros sentimentos negativos" (Carl Rogers)
Educar é colaborar para que professores e alunos nas escolas e organizações - transformem suas vidas em processos permanentes de aprendizagem. É ajudar os alunos na construção da sua identidade, do seu caminho pessoal e profissional - do seu projeto de vida, no desenvolvimento das habilidades de compreensão, emoção e comunicação que lhes permitam encontrar seus espaços pessoais, sociais e de trabalho e tornar-se cidadãos realizados e produtivos.
Educamos de verdade quando aprendemos com cada coisa, pessoa ou idéia que vemos, ouvimos, sentimos, tocamos, experienciamos, lemos, compartilhamos e sonhamos; quando aprendemos em todos os espaços em que vivemos na família, na escola, no trabalho, no lazer, etc. Educamos aprendendo a integrar em novas sínteses o real e o imaginário; o presente e o passado olhando para o futuro; ciência, arte e técnica; razão e emoção.
De tudo, de qualquer situação, leitura ou pessoa podemos extrair alguma informação, experiência que nos pode ajudar a ampliar o nosso conhecimento, seja para confirmar o que já sabemos, seja para rejeitar determinadas visões de mundo

Na educação - nas organizações empresariais ou escolares - buscamos o equilíbrio entre a flexibilidade (que está ligada ao conceito de liberdade) e a organização (onde há hierarquia, normas, maior rigidez). Com a flexibilidade procuramos adaptar-nos às diferenças individuais, respeitar os diversos ritmos de aprendizagem, integrar as diferenças locais e os contextos culturais. Com a organização, buscamos gerenciar as divergências, os tempos, os conteúdos, os custos, estabelecemos os parâmetros fundamentais. Avançaremos mais se soubermos adaptar os programas previstos às necessidades dos alunos, criando conexões com o cotidiano, com o inesperado, se transformarmos a sala de aula em uma comunidade de investigação.


A influência da internet na vida das pessoas.


Muitas pessoas não se dão conta de como a internet possui grande influência em suas vidas. Não se dão conta, pois já houve a convergência das mídias, não há uma separação entre o real e o virtual, já que no virtual se pode fazer coisas reais.
Ao mesmo tempo que a internet traz consigo benefícios, também traz malefícios. Um bom exemplo a ser dado é que as pessoas passam horas e horas do seu dia acessando a internet e buscam assim também otimizar o seu tempo, o que daria um trabalho e uma cancera de fazer de carro, a pé ou seja lá como for, agora procuram pesquisar preço de algum produto que queiram em diversas lojas online, acabam por finalizar suas compras e ficam no aguardo da chegada do mesmo em suas casas, tendo o mínimo de trabalho possível.
Assim, a população passa a ter preferência, sem abrir mão de estar com um computador perto para que possam acessar a internet e suas redes sociais e sem perceber se transformam em adultos e crianças viciados em tecnologia, a fim de ficar por dentro de tudo o que está acontecendo no mundo.
Essa alternativa de passar quase a maior parte do dia em um computador também traz diversos pontos negativos, do mesmo modo que as pessoas ganham a possibilidade de fazer diversas coisas em uma mesma hora, acabam por não fazerem nada, pois a vida fica cada vez mais sedenta.
Com a integração dos veículos de comunicação, a tendência daqui para frente é piorar a qualidade de vida das pessoas, pois não utilizam bem as 24 horas do dia, não sabem explorar as ferramentas úteis que a internet dispõe e exageram na dose, tornam-se mais dependentes a cada hora que passa.
"A solidão humana aumentará em proporção direta ao avanço nas formas de comunicação"(Werner Herzog- 2006)

quinta-feira, 15 de agosto de 2013

AVISO


A formadora  Márcia Rezende do NTM avisa aos alunos das TICs e IED fiquem de olho nas datas das postagens,pois alterou o fechamento  DA UNIDADE I.
Apresentação ;
Período: 08/07/2013 a 30/08/2013

 Elaboração e redação ;
Período: 08/07/2013 a 30/08/201

INFORMÁTICA E EDUCAÇÃO - ERA DO CONHECIMENTO


Prezados Professores, 
Não percam o episódio, da série "Informática e Educação" discute a educação na era da informação. Especialistas e professores falam sobre os jovens e a mídia, analisam o uso do computador dentro e fora da escola e ainda mostram formas simples de incorporar ferramentas interativas no ensino.

O primeiro programa analisa os hábitos da geração digital e levanta questões sobre o papel da escola neste novo contexto, apresentando relatos de professores que levaram para a sala de aula o debate sobre um novo olhar para a construção do conhecimento.

Série: INFORMÁTICA E EDUCAÇÃO

Programa: 
INFORMÁTICA E EDUCAÇÃO - ERA DO CONHECIMENTO 
Duração: 13 minutos
Exibição:
15 DE AGOSTO DE 2013
Horários: 8:15 / 17:15
Att,
Equipe TV Escola


VAMOS ASSISTIR UM VIDIE ENTRAR NO SITE;



segunda-feira, 12 de agosto de 2013

AVISO

A formadora  Márcia Rezende do NTM avisa aos alunos das TICs e IED que fiquem de olho nas datas das postagens,pois está próximo o fechamento  DA UNIDADE I.
Apresentação ;
Período: 08/07/2013 a 15/08/2013

 Elaboração e redação ;
Período: 08/07/2013 a 15/08/2013

quarta-feira, 7 de agosto de 2013

A Tecnologia revira a Educação



Com o crescimento da tecnologia utilizada dentro da sala de aula, o termo mais usado é o conceito de educação à distância. A Internet, televisão, rádios, vídeos-conferências entre outros têm feito uma promoção da educação dentro da sociedade. Essa tecnologia permite que o professor ministre sua aula no mesmo espaço de tempo para todo o Brasil por um sinal via satélite e desta maneira a educação tem crescido cada vez mais.

Dentro desta tecnologia são utilizados materiais didáticos como livros e apostilas, mas que ao mesmo tempo vêm perdendo seu espaço gradativamente para o uso de Mídias tecnológicas. Essa tecnologia faz com que o indivíduo busque mais autonomia dentro da sala de aula e sociedade, que por sua vez leva o ser humano a desenvolver uma prática social de busca constante de novos meios tecnológicos que surgem a cada dia, contribuindo assim para o mercado de trabalho e uma melhor posição social.

Esse processo tecnológico veio como um agente facilitador do processo de educação, onde as pessoas buscam recuperar o tempo perdido podendo ter ainda uma qualidade de vida profissional e familiar de sucesso. Isso faz com que o uso da tecnologia se torne tão próximo do ser humano que percebemos a sua presença, pois ela é usada de forma tão natural em nosso cotidiano.

José Ivanilson dos Santos,
Itaiçaba - CE - por correio eletrônico
Endereço eletrônico: jisom@bol.com.br
 — se sentindo feliz.