quarta-feira, 16 de outubro de 2013

jogos e objetos tecnológicos dão reforço ao aprendizado


Terça-feira, 15 de outubro de 2013 - 11:16
No período de dois anos em que trabalhou na Escola Municipal Profª Maria Cristina Ozório Tavares, em Natal, a professora Marta Gomes das Neves usou diversos recursos tecnológicos e jogos voltados para o aprendizado de matemática. “Com os recursos, as crianças puderam aprofundar o aprendizado”, salienta a professora. Ela destaca também a realização de trabalhos em grupos e a prática de atitudes de cordialidade e de solidariedade. “Com os jogos, todos brincam, competem e aprendem”, afirma

Marta leciona a turmas de segundo ano do ensino fundamental em duas escolas municipais. Há 30 anos no magistério, ela tem graduação em pedagogia e pós–graduação em psicopedagogia e em atendimento educacional especializado. O conhecimento e o acesso a jogos virtuais ocorreram em cursos na Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp), na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e em pesquisas no Portal do Professor do Ministério da Educação.

“A escola busca formas eficientes para tornar o aluno interessado, capacitado e estimulado a usar os conhecimentos matemáticos presentes no cotidiano, construindo uma dinâmica entre a teoria e a prática, entre o concreto e o abstrato, através de jogos diversos”, diz a diretora da unidade de ensino, Maria de Fátima da Silva. Segundo ela, os resultados desse trabalho podem ser observados no bom desempenho dos alunos nas demais áreas do conhecimento, bem como em suas atitudes com relação ao cumprimento das regras da escola.

Com pós-graduação em educação infantil, Maria de Fátima tem 27 anos de magistério, seis dos quais na direção da escola, que atende 704 alunos em turmas do primeiro ao quinto ano do ensino fundamental.


Fátima Schenini

Saiba mais no Jornal do Professor
Palavras-chave: matemática, jogos, tecnologia

4 comentários:

  1. Uma das dificuldades no ensino/aprendizagem de matemática é fazer com que o ensino de matemática seja motivado por parte dos alunos e que tenham uma sequencia de atividades voltadas para este ensino, onde a disciplina já é um desafio diariamente.

    ResponderExcluir
  2. Acredito que as ferramentas digitais são capazes de transformas o ensino e estimular o raciocínio lógico-matemático. É estimulante para os alunos, pois, tudo que é relacionado a tecnologia promove interesse e curiosidade.
    No futuro esses recurso serão amplamente utilizados em todas as disciplinas, este é um caminho irreversível e certamente vencedor.

    Professora Arlene Escher

    ResponderExcluir
  3. NÃO HÁ DÚVIDA EM QUE OS JOGOS TECNOLÓGICOS AUXILIAM E REFORÇAM O APRENDIZADO DO EDUCANDO, POIS O MESMO É ATRAÍDO PELA QUESTÃO VISUAL DESSES JOGOS E O ESTÍMULO É MAIOR PODENDO DESAFIÁ-LO A TODO TEMPO NA MEDIDA EM QUE VAI AUMENTANDO O GRAU DA DIFICULDADE DAS QUESTÕES EM JOGO POR EXEMPLO. SÃO MUITO POSITIVAS ESSAS AULAS, ONDE OS ALUNOS SE INTERESSAM MAIS E O PROFESSOR SE SENTE MAIS ÚTIL FRENTE AO SEU ALUNO.

    ResponderExcluir
  4. Os jogos tecnológicos são a menina dos olhos da geração digital. Certamente, nossos alunos toparão aprender qualquer disciplina - mesmo a mais "cabeluda", como a Matemática - nesses suportes mágicos, as mídias digitais. Nunca fora tão irresistível ensinar e aprender! Voilà!

    ResponderExcluir